Municipal, Sem categoria, Todas

Sepe vai lutar para impedir reabertura para merenda anunciada por Crivella ontem (dia 9/7)

O prefeito Marcelo Crivella anunciou ontem (dia 9/7), que pretende reabrir as escolas municipais para servir merenda para os alunos. O anúncio foi feito juntamente com outras medidas de reabertura na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a o portal da prefeitura, a intenção de Crivella é a de servir merenda, especialmente nas escolas localizadas em áreas mais carentes, mesmo elas continuando fechadas.

O Sepe RJ já vem denunciando nos últimos dias a movimentação da prefeitura no sentido de convocar as merendeiras para realização de testes de COVID -19 para preparar esta volta precipitada, que coloca em risco a vida destas profissionais e dos alunos e familiares. Em março, no início da quarentena e do fechamento das escolas, a SME já tinha tentado abrir as unidades para oferecimento de alimentação para os alunos. Mas o Tribunal de Justiça acatou uma ação civil pública do Sepe RJ e proibiu a reabertura por causa do perigo de exposição dos profissionais e de alunos à contaminação pelo coronavírus.

A Defensoria Pública, também entrou com ação para garantir a distribuição de cestas básicas para as famílias carentes, sem a necessidade de abertura das unidades escolares para fornecimento de merenda escolar.

Diante desta tentativa do prefeito de reabertura, o Sepe informa que irá peticionar aos Juízos imediatamente e pedir inclusive a aplicação de penalidades no caso da prefeitura não respeitar a determinação da Justiça de não reabertura enquanto durar a disseminação da COVID-19 na cidade do Rio de janeiro.

Clique aqui para ler a decisão da Justiça em favor do Sepe que garante a não reabertura das unidades escolares da rede municipal.