Sem categoria, Todas

Sepe promove evento ARTEMEMÓRIAPOLÍTICA no dia 11/5

No dia 11 de maio, às 17h, a revista online “Artememória”, a publicação “Lampejos” e o grupo teatral “PQP, Brasil” farão uma apresentação no auditório do Sepe Central (Rua Evaristo da Veiga, nº 55, 7º andar). Trata-se de uma atividade para os professores interessados em pensar e problematizar o tema da temporalidade nas relações sociais sob a potência das expressões artísticas. ARTEMEMÓRIAPOLÍTICA é um percurso através dos tempos que expõe formas de luta e resistência criativas, desde a ditadura aos momentos de crescimento de demandas por Memória Verdade e Justiça, aos dias atuais. 

Que repercussões há em nosso presente se não conhecemos o que ocorreu no passado?   
 
Esta é uma iniciativa do Coletivo RJ Memória Verdade Justiça, Campanha OcupaDops, Grupo Filhos e Netos por Memória Verdade Justiça e o Grupo de Teatro “Militantes em Cena” que, em parceria com o Sindicatos Estadual de Profissionais da Educação, convidam para o evento ARTEMEMORIAPOLITICA. 
Local: SEPE: Rua Evaristo da Veiga 55, auditório 7º andar;

 

Data: 11 de maio de 2018, às 17hs 

Entenda a proposta dos grupos:

Artememoria é uma revista online de arte em língua inglesa que aproxima a relação entre arte e memória da ditadura no Brasil. Esses são os fundamentos da revista Artememoria: a necessidade de memória coletiva sobre a violência do Estado e uma apreciação do poder da arte na construção dessa memória. Publica arte original, entrevistas, resenhas críticas e mais – em formato digital, de livre acesso, sem fins lucrativos. A Labouisse Fellowship da Universidade de Princeton patrocina o projeto.  Por: Lara Norgaard
Lampejos: Arte, Memória, Verdade, Justiça é uma publicação das principais intervenções e trabalhos de coletivos, artistas e militantes que se dedicaram a esta luta nos últimos anos, quando ocorreu uma espécie de nova onda na luta por Memória, Verdade, Justiça.  Re-batismos populares, intervenções estéticas urbanas, escrachos, esquetes e peças teatrais, charges, desenhos e pinturas sobre a ditadura e seu legado. Cartunistas, pintores, estudantes e fotógrafos que com seus corpos, vozes e criatividade denunciam os horrores perpetrados pelo Estado brasileiro. Por: Clara Figueiredo
Debate Mediação: Professor Lucas Pedretti.
 
PQP, Brasil! é a primeira realização do grupo teatral “Militantes em Cena”, um coletivo de atores e militantes políticos que se propõe produzir intervenções cênicas em espaços não convencionais – praças, transportes públicos, auditórios, ginásios – sempre com a ideia de despertar discussões esclarecedoras.  Na peça, Dona Belinha, dona de casa suburbana, mostra sua família golpeada e estressada. Pede ajuda à plateia. 
Texto e direção: Jitman Vibranovski. Atores: Alexandre Lambert, Betina Viany, Cláudia Versiani, Crispim Wanderley, Dulce Austin, Edward Monteiro, Fatima Wanderlei, Gabriel Versiani, Lenilson de Mello, Lúcia Farias, Luiz Bombom, Marcia Curi, Marcia Galdino, Maria Rita, Paulo Sandins, Regina Almeida, Wanderson S. Souza.