Municipal, Sem categoria, Todas

SEPE ENVIA OFÍCIOS À SME RJ RELATANDO CASOS DE COVID E FALTA DE ESTRUTURA DAS ESCOLAS

O Sepe RJ enviou à Secretaria Municipal de Educação RJ (SME RJ) nessa terça-feira (17) dois ofícios relatando as denúncias feitas por profissionais sobre escolas fechadas por causa da covid 19; a incidência de casos da doença em escolas que estão abertas e a falta de estrutura sanitária em diversas outras unidades da rede. Nos ofícios, o Sepe reivindica providências e reafirma a posição de que é extremamente arriscado para a vida de todos os integrantes da comunidade escolar a volta às atividades presenciais nesse momento em que a pandemia não está controlada, podendo ocorrer até mesmo uma segunda onda.

O sindicato também reportou as denúncias à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores RJ; à Comissão de Educação da ALERJ e à 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital e Vigilância Sanitária Municipal. Os ofícios podem ser lidos aqui: ofício 1 e ofício 2.

Ontem, dia 16, em assembleia virtual, os profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro decidiram, por ampla maioria, manter a greve em defesa da saúde e da vida e contra o retorno das atividades presenciais escolares, com a manutenção das atividades remotas.

Nessa quarta-feira (dia 18), a categoria realiza ato simbólico da Greve em Defesa da Vida, às 11h, na prefeitura do Rio. Os profissionais farão uma manifestação tomando todos os cuidados de distanciamento e sem aglomeração para protestar contra a volta às atividades presenciais. No protesto, também haverá a cobrança para a divulgação pela prefeitura da data de pagamento do 13º salário. A manifestação será transmitida pelas redes sociais do Sepe.

Na quinta-feira (19), às 18h, haverá plenária on-line da comunidade escolar – foto ao lado.

Na próxima semana, terça-feira, dia 24, às 11h, a categoria realizará nova assembleia virtual.