Saúde e Direitos Humanos

Roda de conversa para lançamento do Coletivo de Saúde e Direitos Humanos do Sepe no dia 12/2

A Secretaria de Saúde e Direitos Humanos do Sepe promoverá, no dia 12 de fevereiro, uma roda de conversa para marcar o lançamento do Coletivo de Saúde e Direitos Humanos que funcionará no sindicato como uma parceria desta secretaria. O evento será realizado no auditório do Sepe, a partir das 18h e contará com a participação  da assistente social Iorrane Cunha, um professor da rede estadual, Josemar Barbosa, e um representante da categoria de funcionários que ainda será escolhido.


A conjuntura que se coloca diante de nós tende a tornar as condições de trabalho dos profissionais da educação cada vez mais precárias. Os governos Bolsonaro e Witzel já anunciaram uma série de ações que afetarão diretamente nossos direitos, tais como a flexibilização das leis trabalhistas, aumentando a terceirização, que hoje já atinge de forma ampla os funcionários de escola; o incentivo a educação privada, deixando ainda mais carente a educação pública, o que acarretará numa continuidade da falta de funcionários e professores, que terão que se desdobrar para dar conta do seu trabalho; o projeto Escola sem partido, que joga aluno contra professor, dentre outras medidas.


Se a situação já é difícil, tende a piorar, e é neste momento que precisamos reconhecer tudo o que recai sobre nosso cotidiano de trabalho. Encontramos nos últimos anos uma categoria adoecida; crescem os relatos de depressão, suicídio de professores e funcionários; desânimo com a carreira, cansaços físicos e emocionais.


Para dar uma resposta a esta situação, a Secretaria de Saúde e Direitos humanos do Sepe fará o lançamento oficial do Coletivo de Saúde e DH do sindicato,- do qual todos poderão ser integrantes – para ampliar a discussão e discutir ações em defesa da saúde dos profissionais da educação. É neste sentido que convidamos toda a categoria a participar deste evento, que será uma roda de conversa para dividirmos experiências sobre tudo o que nos cerca no chão da escola.

Por:

LEIA MAIS: