Estadual, Sem categoria, Todas

REDE ESTADUAL: ESTAMOS EM GREVE – E AGORA?

Perguntas e respostas sobre a greve pela vida:

No sábado, dia 10 de outubro, a assembleia da rede estadual do SEPE reafirmou com quase 90% dos votos a greve pela vida dos profissionais da educação convocados para atividades presenciais nas escolas. Com as aulas para 3º ano do ensino médio e NEJA IV convocadas para o dia 19 de outubro, agora é vez os professores estarem amparados pelo movimento grevista

1) Como funciona a greve pela vida?

Resposta: Trata-se da não ida ao trabalho presencial na escola;

2) Quem está amparado pela greve?

R: Para além dos funcionários que realizam trabalhos internos nas unidades escolares, agora, somam-se a eles os professores de 3º ano e NEJA IV convocados para retorno a partir do dia 19 de outubro;

3) Eu devo paralisar o ensino remoto também?

R: Não. A deliberação da assembleia fala em paralisação das atividades presenciais, apenas. Lembrando que a posição do SEPE aprovada em seu conselho deliberativo entende que as atividades remotas não podem ser obrigatórias e tem apenas caráter complementar, visto que é incapaz de atender a todos os estudantes;

4) Por que eu devo fazer greve?

R: A greve é um instrumento dos trabalhadores e trabalhadoras para conquista ou defesa de direitos frente aos ataques dos governos e patrões. A reabertura das escolas ainda significa risco de contágio pelo Corona vírus, com a desaprovação das autoridades sanitárias. Para além de um direito individual à saúde e à vida, aderir à greve é uma questão de coletividades, pois se expor ao risco de contágio é também expor outro: expor alunos, funcionários, familiares de todos e o conjunto da sociedade. Com isso, é papel do sindicato num momento como esse o de garantir o direito à vida de todos os seus representados e do conjunto da sociedade.

A situação das escolas é ainda pior quando todos sabemos que as décadas de descaso com a educação tem como consequência: estruturas físicas precárias das escolas, incapazes de em tão pouco tempo se adequarem as necessidades.

5) Como faço para participar da greve?
R: Simples, caso você tenha sido convocado, comunique por e-mail à sua direção que está aderindo ao movimento de greve. Além disso, faça contato com algum diretor do Sepe RJ, mande e-mail ou ligue para o telefone do sindicato (ver ao final da matéria) para receber orientação. É muito importante que você receba esta orientação direta. Siga também, as redes sociais e sites do sindicato para estar atualizado. Procure ainda, contato com outros profissionais convocados na sua escola para que possam criar comitês de greve e mobilização on-line.

5) Eu posso sofrer alguma punição fazendo greve?

R: A greve é um direito constitucional amparado pela Constituição de 1988. Para além disso, todos os trâmites necessários foram seguidos sem que haja motivo para qualquer perseguição. Dito isso, o SEPE estará em prontidão para defender o conjunto da categoria em qualquer direito que seja violado durante este processo.

7) Estou em estágio probatório. Eu posso fazer greve?

R: Sim, todos os trabalhadores do país podem fazer greve. Esta é uma conquista garantida pela constituição de 1988 para que possamos lutar pelos nossos direitos sem que haja sanções.

8) Quais os próximos passos?

R: No dia 21 de outubro, está marcada uma audiência sobre a greve no Tribunal de Justiça RJ. Para além disto, serão convocados novos espaços junto a categoria em greve para debater os rumos do movimento. Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para acompanhar as informações e as mobilizações a serem realizadas.

Se você estiver sofrendo retaliação por fazer greve na rede estadual, entre em contato com o núcleo do Sepe de seu município ou da regional da capital, clicando aqui.

Para fazer contato com o Sepe Central, ligue: (21) 97588-92000 – 19h às 14h/(21) 99943-2405 – 14h às 18h;

Ou mande email para: [email protected]


Na foto ao lado, a divulgação do Ato Live e carreata (com segurança, sem aglomeração fora do automóvel) do Dia do Professor pela Greve pela Vida nas redes estadual e municipais.