Municipal, Todas

Prova de vida dos aposentados e pensionistas da prefeitura do Rio: Recadastramento para final de matrícula 2 começa hoje (dia 3 de fevereiro)

Os servidores aposentados e pensionistas da prefeitura do Rio devem ficar atentos para manter os seus pagamentos atualizados, pois começa nesta segunda-feira (03/02/2020) e vai até o dia 28 de fevereiro o recadastramento anual obrigatório (Prova de Vida) para aqueles que possuem final de matrícula de nº 2 (OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Entende-se como “Final de Matrícula” o último algarismo antes do dígito verificador. Exemplo: 000.367-9 tem como
final o algarismo 7 e como mês de recadastramento, julho). Veja a tabela anual completa para 2020 na imagem ao lado.
 
A medida, de caráter habitual, visa ao aperfeiçoamento constante do cadastro geral de dados do Previ-Rio, a fim de prover o Instituto com as atualizações necessárias, que garantam o pagamento regular dos ex-servidores da Cidade e a seus dependentes, prevenindo fraudes e depósitos indevidos.
 
O recadastramento, em 2020, seguirá o mesmo método dos anos anteriores, ou seja, presencialmente, exclusivamente no Banco Santander, e com a ordem de chamada pelo final de matrícula antes do dígito. Ex: xxx.xx1-x. Neste caso, o 1 seria em janeiro.
 
Assim, os primeiros a serem chamados foram os detentores do final de matrícula 1, que tiveram todo o mês de janeiro, para efetuarem o procedimento. A seguir, em fevereiro, vem os de final de matrícula 2, e assim por diante: final 3, março; final 4, abril; final 5, maio; final 6, junho; final 7, julho. final 8 , agosto; final 9, setembro até o final 0, em outubro, quando termina a etapa. Quando o segurado ou pensionista possuir duas matrículas o recadastramento deverá ocorrer no mês do final de matrícula mais próximo do inicio do recadastramento.
 
Para efetuar a Prova de Vida, basta o interessado apresentar, em qualquer agência do Banco Santander do país, documento de identidade válido em todo o território nacional e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
 
Caso o servidor ou o pensionista não possa comparecer ao banco, por algum motivo, deverá consultar a página do Instituto, http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio, ou entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone: (21) 2599-4746, para orientação sobre o procedimento a ser adotado.
 
O Instituto lembra que quem não se recadastrar terá seu pagamento suspenso, até que venha a regularizar sua situação.
 
Todas as regras e o calendário do Recadastramento Previdenciário Obrigatório 2020 estarão na portaria publicada na edição do D.O Rio do dia 17 de dezembro.
 
Veja mais informações no site da prefeitura pelo link abaixo: