Todas

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO RECUA E CANCELOU CONVOCAÇÃO DE GESTANTES E LACTANTES NA REDE MUNICIPAL

O Jornal o Dia publicou matéria na tarde de hoje (dia 19/5) sobre o recuo da prefeitura do Rio de Janeiro na convocação de gestantes e lactantes da rede municipal para trabalho presencial nas escolas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), as profissionais grávidas ou lactantes sem comorbidades convocadas para a volta ao trabalho presencial no dia 1º de julho, agora não tem data prevista para voltar às escolas.

Na matéria, O dia reproduziu uma nota enviada pela SME ao jornal, na qual a secretaria afirma que todas as grávidas e lactantes que trabalham na rede municipal estão sendo avisadas para permanecerem em casa, em regime de teletrabalho. Segundo a SME, a nova orientação se baseia numa lei federal sancionada na semana passada, que prevê a permanência dessas profissionais em regime de trabalho remoto até´ o fim da pandemia – a lei federal pode ser lida aqui.

A decisão da SME se configura numa vitória da categoria, já que o Sepe mobilizou as profissionais gestantes e lactantes desde o anúncio da convocação para o trabalho presencial para pressionar a prefeitura a revogar a medida. Ontem (dia 18/5), o Sepe realizou uma Plenária específica das gestantes e lactantes para traças estratégias de ação, com o objetivo de impedir o retorno e garantir a saúde e a vida destas profissionais.

Veja matéria do Jornal O Dia sobre o assunto pelo  link:
https://tinyurl.com/dpupjavd

Por: