Sem categoria, Todas

Participação do Sepe no 3º COED conquista vitórias importantes e reafirma a unidade na defesa da escola pública

Numa análise geral do 3º COED, o Sepe teve uma participação vitoriosa, arrancando vitórias importantes para a garantia da qualidade da educação e garantia do direito à escola básica e à universidade. Em votação unânime foi acatada a sugestão do sindicato para que o congresso fosse batizado em homenagem ao educador Paulo Freire e foram aprovadas emendas importantes para a educação básica e o direito ao acesso à  universidade, bem como a valorização dos profissionais de educação. 

Conseguimos votar estratégias para todas as metas, tirar do plano qualquer espectro de privatização do ensino público, de mercantilização da educação e afirmamos nossas escolas e universidades como espaço de fomento da democracia e da luta por um país justo, mais igualitário que não acentua diferenças para não gerar desigualdades. Foram três dias de muito trabalho, debates sérios e comprometidos com um projeto de educação para o estado do Rio de Janeiro. Destaque  especial à atuação de todos e todas do Sepe que estavam lá. 

A atuação do Sepe foi pautada como a de um sindicato que constrói a política junto com a categoria e pelos estudantes. Defendemos nossos princípios e dirigimos a plenária final, onde ganhamos todas as votações. A atuação do sindicato foi coroada com a eleição, em plenário, do ex-diretor do Sepe Duque de Caxias, Arilson Mendes Sá, para integrar o Conselho Estadual de Educação-RJ. O nome de Arilson foi apresentado após plenária onde outras candidaturas da categoria abriram mão da eleição em prol de um projeto coletivo em defesa da escola pública de qualidade.