Municipal, Sem categoria, Todas

Nota do Sepe sobre cortes nos salários de professores da rede municipal Rio

O Sepe-RJ recebeu informações de que a prefeitura do Rio de Janeiro iria efetuar novos cortes, dessa vez retroativos a março, no pagamento das duplas regências dos professores que estão em projetos; dos professores que recebem complementações de carga horária e também dos profissionais que recebem auxílio transporte.

Nessa quarta-feira (20), na parte da manhã, o sindicato mobilizou o seu Departamento Jurídico para barrar tal desconto na Justiça e também oficiou o prefeito e a secretária municipal de Educação-RJ, professora Sueli Pontes Gaspar, denunciando esses descontos como inaceitáveis, além de solicitar audiências, urgentes, para tratar desse assunto.

Em matéria do jornal Extra, assinada pela jornalista Camila Pontes, representantes da SME-Rio negaram que o desconto retroativo da dupla regência irá ocorrer. Segundo a resposta enviada para o jornal, não partiu da Secretaria nenhum comunicado de suspensão de pagamentos para a rede municipal. Entretanto, a SME admitiu que continuam temporariamente suspensos o adicional de difícil acesso e o vale transporte, auxílios cortados pelo prefeito na semana passada.

Em um momento em que toda a população se concentra em buscar formas de se resguardar enquanto os cientistas não encontram uma forma de acabar com a pandemia do novo coronavírus, não é justificável que a prefeitura promova descontos nos salários da categoria.

Não aceitaremos, como já nos colocamos publicamente, qualquer corte nos auxílios dos profissionais. Por isso, manteremos nosso alerta em relação ao Jurídico e reafirmamos nosso pedido de realização de uma audiência com o prefeito e SME-RJ para esclarecer todas essas questões.

SEPE RJ – SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Foto: cópia da matéria do Extra citada, que pode ser lida aqui.