Municipal, Sem categoria, Todas

Nota do Sepe Itaguaí sobre os incidentes nas escolas do município

NOTA DO SEPE ITAGUAÍ SOBRE O INCÊNDIO EM ESCOLA MUNICIPAL:

O descaso com a conservação dos prédios públicos é cada vez mais evidente, ainda que a Gestão atual passe uma aparente sensação de normalidade. Nessa semana, alunos e funcionários passaram momentos de pânico com assaltos e depredação do patrimônio, fatos que não foram ainda esclarecidos. Hoje, mais evento ocorreu, revelando a falta de investimento nas Unidades de Ensino.

Os funcionários do Colégio Municipal Senador Teotônio Vilella presenciaram um princípio de incêndio que poderia ter-se agravado e ferido alunos, funcionários e professores, se não fosse o ato voluntarioso e corajoso de um professor que conseguiu apagar as chamas.

O incêndio ocorreu em uma das salas da escola, mais precisamente em carteira escolar. Segundo relatos, foi um ato provocado por algum estudante da escola, com presença dos colegas e da professora em sala. O fato, que é grave, expõe não só as mazelas sociais como também a inexistência de um plano anti-incêndio, falta de treinamento adequado e funcionários nas escolas da rede. O professor que conteve o incêndio precisou de atendimento médico por ter inalado fumaça tóxica. A professora que ministrava aulas, certamente passou por momentos de desespero e abalo psicológico diante da situação.

É preciso reconhecer os problemas de infraestrutura que as unidades de ensino apresentam e buscar resolver resolvê-los. Os investimentos precisam ser retomados. Os munícipes e os servidores precisam encontrar apoio e respostas de sua secretaria.

O Sepe Itaguaí manifesta solidariedade a todas as escolas da Rede e se coloca à disposição para qualquer suporte aos funcionários da rede que vem sofrendo com o descaso.

Sepe Itaguaí