Sem categoria, Todas

Nota da Regional VI sobre condições de trabalho e a carta do ministro da Educação aos diretores de escolas

Publicamos abaixo o texto da nota da Regional VI do Sepe sobre a questão das condições precárias de trabalho nas escolas e a carta enviada pelo ministro da Educação, Ricardo Velez, aos diretores das escolas. Depois de muitos protestos e do repúdio da sociedade, Velez voltou atrás, em mais um episódio que demonstra o despreparo do ministro nomeado pelo presidente Bolsonaro para ficar à frente do Ministério da Educação. 
 
Falta de estrutura, violência e mensagens panfletárias.
 
Calor absurdo de quase 50° nas salas de aula sem ar condicionado, ventiladores barulhentos, falta de porteiros, falta de vagas para os alunos da rede estadual pois há muito tempo não se constroem escolas no Rio de Janeiro – fecham-nas. Tetos de escolas caindo. Professores e funcionários adoecendo por conta da exaustiva carga horária de trabalho e baixos salários. Cinco anos sem reajuste salarial na rede estadual. Falta de tempo de planejamento. Alunos da Ed. Infantil ainda sem vagas nas creches, horário integral reduzido para parcial.
 
Inúmeros são os problemas que afetam o cotidiano escolar,  mas o Ministro da Educação não apresenta propostas. Prefere enviar mensagem panfletária para ser lida aos alunos (doutrinação??), com envio de vídeo da atividade ao ministério,  ferindo a autonomia das diferentes redes de ensino de todo o país e desrespeitando o ECA no que se refere à filmagem das crianças. Enquanto isso, recrudescem as armas, jurando que o que vai resolver o problema do Brasil é mais violência. As escolas seguem agonizando. Será mesmo essa saída que queremos? 
 
 
A nossa tarefa enquanto categoria é não parar de pressionar os poderes públicos, para que invistam na infraestrutura da escola e no trabalho de seus profissionais. A educação e a abertura de oportunidades para os mais pobres é a solução para superarmos a violência! Precisamos assumir o papel fundamental que temos neste processo! 
 
Vamos à luta!
 
Regional VI/SEPE Jacarepaguá/ Barra