Municipal, Sem categoria, Todas

Greve em Caxias: categoria realiza assembleia e ato público

Ontem, terça-feira (15/05), ocorreu no Clube Lelo em Jd. Primavera, Duque de Caxias, mais uma assembleia da categoria de profissionais da educação pública do município. Ao fim da assembleia os profissionais saíram em uma caminhada até a prefeitura na espectativa de serem recebidos pelo prefeito Washington Reis-MDB, porém, mais uma vez o chefe do executivo municipal não recebeu os servidores, mas disse que marcará uma audiência.

Não é novidade que o prefeito não receba os servidores para audiência, já que desde agosto de 2017 o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE/Caxias) vem buscando audiências sem alcançar sucesso. O mês de maio é o mês de data-base, período garantido em lei municipal para o discídio coletivo de trabalho onde, em tese, seria garantida a negociação bilateral de reajuste e melhoria nas condições de trabalho, mas não é o que vem ocorrendo. São diversas solicitações de audiência sem resposta o que acabou levando a categoria a uma greve na tentativa de conseguir uma audiência e o avanço nas negociações.

Desde 2016 os servidores públicos municipais de Duque de Caxias sofrem com os constantes atrasos nos salários e em 2017 vêm amargando uma perda salarial significativa com a falta de reajuste e a retirada arbitrária de direitos. Tudo isso vem causando sérios problemas não só à vida financeira dos servidores como à saúde física e psicológica.

É preciso compromisso do executivo municipal com os direitos dos servidores e da população do município e caso a greve persista serão milhares de crianças prejudicadas, pondo em risco a efetividade do ano letivo.

As reivindicações são as mais básicas possíveis, entre elas um calendário de pagamento para todos os servidores ativos e aposentados, pagamento imediato do 13° salário de 2017 para servidores ativos e aposentados, material pedagógico e uniformes para os alunos, reformas na unidades escolares, inclusão dos novos cargos (concurso 2015) ao plano de carreira da educação, entre outras.

Já está provado que educação não é despesa e sim investimento, sendo necessário apenas que o prefeito Washington Reis-MDB compreenda isso antes da próxima assembleia que ocorrerá na próxima sexta-feira (18/05).

Veja no cartaz o calendário de lutas.

Direção Colegiada – SEPE-Caxias