Estadual, Sem categoria, Todas

Greve de advertência de 24 horas: governo estadual recebe Sepe em audiência

Nessa quarta-feira (23), os profissionais de educação da rede estadual de educação pública do Rio de Janeiro realizam greve de advertência de 24 horas. Os professores e funcionários administrativos realizaram assembleia no Largo do Machado (Zona Sul do Rio de Janeiro), por volta de 12h, e em seguida partiram em marcha até o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, para reivindicar o agendamento de uma audiência com o governador Witzel para discutir a pauta de reivindicações da categoria: reajuste dos salários congelados há mais de cinco anos (49,62% de reajuste para o magistério e 84,67% para o funcionário administrativo); defesa do plano de carreira; contra a criminalização da pobreza; em defesa da educação pública.

A passeata contou com a participação de professores da UERJ e estudantes secundaristas, e transcorreu sem problemas (as fotos da assembleia e da marcha podem ser vistas aqui). Uma comissão do Sepe foi recebida, no Palácio, plo coronel Aristeu Leonardo Tavares, subsecretário de Gabinete de Segurança do Governo. O coronel se comprometeu a discutir com o governador o agendamento de uma audiência o mais rápido possível. Logo após a audiência, a direção do Sepe foi a uma reunião na Seeduc para discutir a pauta de reivindicações.

A pauta de reivindicações da categoria é a seguinte: Como reajuste salarial, a categoria reivindica a incorporação do Piso Nacional do Magistério ao piso do professor do estado (49,62% de reajuste para o magistério) e a incorporação do salário mínimo regional do estado do Rio ao piso do funcionário administrativo (84,67% para o funcionário).

Calendário aprovado na assembleia da rede estadual no Largo do Machado:

21 de novembro: Discussão nas escolas sobre a campanha salarial;

27/11: Participação da rede estadual no Dia Nacional de Lutas em defesa da Educação Pública e do Fundeb;

30/11: Assembleia da rede estadual (sábado), com horário e local a serem definidos.