Todas

Governo Federal anuncia demissão do secretário especial de Cultura Roberto Alvim

Depois da polêmica envolvendo uma postagem do secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, que utilizou trechos de uma fala do ministro da Propagando do governo nazista, Joseph Goebels, o governo federal resolveu exonerá-lo do Cargo. A informação está sendo veiculada por toda a imprensa e foi anunciada pela própria assessoria da Secretaria Especial de Cultura, no meio desta manhã.

A polêmica foi iniciada depois que o secretário, ao anunciar o lançamento de um prêmio ao lado de Bolsonaro, postou um vídeo, que apresentava um trecho de um discurso de Goebels proferido na década de 40, falando sobre o nacionalismo e a arte.

Desde sua indicação por Bolsonaro no ano passado, primeiro para a um cargo na direção da Funarte e, depois, para a Secretaria Especial de Cultura, Roberto Alvim ganhou destaque negativo por atos e declarações marcadas pelo autoritarismo e identificação com os ideais reacionários e conservadores que caracterizam o governo Bolsonaro. Ontem, o vídeo em que cita um trecho de uma fala do ministro nazista foi a gota d'água, que obrigou o governo federal a exonerá-lo. O presidente Jair Bolsonaro ainda não havia comentado a decisão, mas depois emitiu nota dizendo que a exoneração ocorreu por causa da fala "infeliz" do secretário, que ele havia considerado um aliado de primeira hora.