Municipal, Sem categoria, Todas

Esclarecimento do SEPE Rio das Ostras sobre o desconto voluntário de 1% em folha de pagamento dos filiados

O Sepe Rio das Ostras vem com esta nota esclarecer a respeito do desconto voluntário de 1% em folha de pagamento dos filiados no contracheque de janeiro de 2019:

O SEPE sempre foi contrário à cobrança do imposto sindical. A cobrança traz em sua essência a obrigatoriedade do trabalhador de pagar para manter a entidade que o representa. A inexistência do imposto, ao contrário, torna a relação entre o sindicato e a categoria mais transparente – dessa forma, a pessoa busca o sindicato por livre iniciativa e passa a pagar uma taxa mensal também voluntariamente. Por isso o SEPE sobrevive apenas do desconto voluntário do seu filiado.

A direção do SEPE Rio das Ostras lutou nos últimos 3 anos para conseguir o desconto em folha para a FILIAÇÃO VOLUNTÁRIA. Acreditamos que o nosso sindicato se torna mais forte na medida em que conscientemente os trabalhadores contribuem para seu fortalecimento. Nos últimos 3 anos vivemos uma situação financeira extremamente difícil porque os dois prefeitos anteriores (Sabino e Carlos Augusto) dificultaram e negaram o desconto em folha que sustentaria o funcionamento do SEPE por perseguição política ao SEPE por ser um sindicato independente dos governos. Não é possível a sobrevivência de um sindicato sem esta contribuição financeira, que deve servir para pagar a sede, a luz, o telefone, o funcionário da sede, etc., e fundamentalmente financiar a luta através do jornal e do fundo de greve.

Entendemos que a prefeitura não deve interferir na decisão do trabalhador de colaborar financeiramente com o seu sindicato, devendo, portanto, descontar e fazer o repasse sem argumentações burocráticas que visam imobilizar o sindicato.

Hoje dia 18-01-2019 o SEPE Rio das Ostras assinou um convenio com a prefeitura de Rio das Ostras e o prefeito Marcelino assinou a autorização do desconto em folha, que deve ocorrer para os filiados na folha de ponto de janeiro. E por isso chamamos os profissionais da educação a se filiar ao SEPE. Os profissionais da educação possuem seu próprio sindicato que é o SEPE, que possui um histórico de lutas travado contra as políticas neoliberais dos governos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Precisamos fortalecer o SEPE para conseguir mais VITÓRIAS REAIS para a categoria como foi a conquista da eleição direta para diretor de escola e o reajuste salarial depois de anos sem reajuste.

Seguiremos acreditando que só a luta muda a vida.