Municipal, Sem categoria, Todas

Conselhos de Professores e Funcionários da Rede Municipal de Educação-RJ se colocam contra a reabertura das escolas em prazo próximo

Carta Pública dos Conselhos de Professores e Funcionários da Rede Municipal de Educação do
Rio de Janeiro

Os Conselhos de Professores e de Funcionários da rede municipal de educação do Rio de Janeiro receberam com preocupação o anúncio do prefeito Marcelo Crivella de que espera retomar as aulas em abril. Consideramos precipitada qualquer declaração de retorno às aulas neste momento, ainda mais no período em que os especialistas afirmam que ocorrerá o pico de casos de infectados pelo novo coronavírus e quando o sistema de saúde do país poderá
entrar em colapso por superlotação. 

O poder público do país deve passar aos alunos, seus responsáveis, toda a comunidade escolar a mensagem para que fiquem em casa, além de garantir o emprego e a sobrevivência das famílias neste período crítico, buscando que seja realizado o isolamento. 

Não podemos nos esquecer de que uma parcela grande dos profissionais de educação dessa rede, professores e funcionários, já se encontram no grupo de risco para a infecção pelo vírus: hipertensos, diabéticos, asmáticos, cardiopatas e muitos de nossos estudantes moram com pais, avós, bisavós que também apresentam tais enfermidades. Os professores e funcionários também se preocupam com a saúde de toda a comunidade escolar.

Ninguém mais que os professores e funcionários desta rede desejam o retorno às nossas escolas, ao trabalho dedicado cotidiano e à convivência com nossos alunos. Porém, desejamos que todos os esforços continuem sendo feitos pelo poder público em todas as suas esferas a fim de que possamos reencontrar saudáveis todos os nossos alunos e colegas de trabalho. Devemos retornar somente quando os órgãos de saúde e instituições científicas determinarem que será seguro para todos nós.

Aproveitamos para enviar a nossa maior solidariedade e apoio a todos os profissionais de saúde da cidade do Rio de Janeiro e de todo o mundo, que formam a linha de frente do combate a esta pandemia e arriscam suas vidas para salvar as nossas.

Rio de Janeiro, 27 de março de 2020.

Conselho de Professores e Funcionários da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro