Municipal, Sem categoria, Todas

Carta Aberta do Sepe ao Conselho de Diretores da rede municipal RJ

Diretores, no almoço com o prefeito Crivella, defender a vida é a prioridade!

Não à retomada das atividades presenciais nas escolas!

O Conselho de Diretores da rede municipal RJ é composto por professores e professoras da nossa categoria, que ocupam durante um certo tempo um cargo de fundamental liderança na escola, dirigindo as unidades escolares sob o princípio constitucional da gestão democrática.

Em tempos de pandemia, muitas direções de escola, juntamente com os profissionais da educação, foram um fator importante de manutenção dos vínculos com a comunidade escolar. Juntos, sorriram e choraram a dor, a ausência, mas também a alegria de se reencontrarem vivos e sãos.

Nessa semana, a rede municipal RJ sofreu a ameaça concreta de retorno às atividades presenciais num momento ainda muito grave da pandemia. Os altos índices de contágio e de mortes fazem os institutos científicos afirmarem que NÃO É HORA DE REABRIR AS ESCOLAS sob pena dessa reabertura gerar um grande impacto e recrudescimento da pandemia na cidade.

Por isso mesmo, os profissionais da educação reunidos em assembleia APROVARAM A GREVE EM DEFESA DA VIDA, contra a reabertura e a volta das atividades presenciais nas unidades escolares. Aprovaram também, que professores e funcionários entrarão em greve à medida que forem convocados a voltarem para as escolas.

Após a grande pressão da categoria e da sociedade durante toda a semana, o prefeito recuou e resolveu convocar o Conselho de Diretores para um almoço na segunda-feira, dia 03 de agosto. Num misto de chantagem e pressão, sentados à mesa do Palácio da Cidade, Crivella pretende arrancar dos diretores o consentimento para seus planos de retomada das atividades presenciais, especialmente a política de reabertura dos refeitórios. Por isso, nos intriga que uma das pautas deste encontro seja a discussão de uma antiga reivindicação das equipes de direção. Seria uma troca?

O Sepe RJ está junto na luta pela ampliação da jornada de trabalho dos diretores para 40h, um reconhecimento histórico ao papel desempenhado e não reconhecido salarialmente pelos governos. Nosso compromisso é lutar por essa conquista. Todavia, é importante perceber a armadilha que está sendo montada.

Conscientes de que a nossa luta é única – pois somos TODOS profissionais da educação da rede municipal do RJ – O Sepe RJ conclama o conselho de diretores à resistência. Na reunião de segunda-feira não abram mão do direito humano fundamental de preservar a vida!

Viver é nosso bem mais importante, historicamente pisoteado nesse país desigual. Está sob a responsabilidade do Conselho de Diretores não aceitar o plano de Crivella de retomada das atividades presenciais nas unidades escolares nesses tempos sombrios de pandemia. O Conselho é uma representação eleita que deve expressar a demanda das diretoras e diretores, que já fizeram a escolha pela defesa da saúde e da vida!

Nesses tempos de pandemia e de negacionismo, contra a retomada das atividades presenciais nas escolas do Rio de Janeiro, é Greve em defesa da Vida!

SEPE RJ – SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS E EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Leia também: Sepe entrou no MPRJ com uma Representação contra o prefeito do Rio possível crime de responsabilidade ao abrir escolas e colocar em riscos a vida dos profissionais e demais integrantes da comunidade escolar – leia aqui.