Municipal, Sem categoria, Todas

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL (10/02) MANTÉM GREVE PELA VIDA – VEJA AS DELIBERAÇÕES

Em assembleia e votação on-line realizadas nessa quarta-feira (10), os profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro, por ampla maioria, decidiram pela manutenção da Greve pela Vida, contra o retorno das atividades presenciais nas escolas, mas com a manutenção de todas as atividades remotas. A assembleia foi convocada pelo Sepe, com 616 profissionais inscritos, e ratificou a decisão da assembleia realizada dia 30/01.

Com isso, a categoria decidiu que o profissional que estiver sendo convocado para o trabalho presencial não deve comparecer à escola.

A assembleia deliberou, por consenso, dezenas de propostas – leia aqui a ata com as deliberações.

A próxima assembleia será dia 24/02 – organizar a campanha salarial e em defesa das condições de trabalho e da valorização e dos direitos dos profissionais da educação!

Nessa quinta-feira (11), às 16h, os profissionais da rede estadual também realizam assembleia on-line também para discutir a manutenção da Greve pela Vida, que foi deflagrada dia 29/01.

Várias redes municipais além do Rio de Janeiro estão discutindo a mesma pauta – veja no site do Sepe mais informações.

Leia a seguir como se deram as três votações on-line que os profissionais da rede municipal RJ aprovaram:

1ª VOTAÇÃO:

260 Profissionais da educação votaram a favor da Manutenção da Greve em defesa da saúde e da vida contra o retorno das atividades presenciais e com a manutenção de todas as atividades remotas e de home Office dos profissionais da educação.

44 Profissionais da educação votaram a favor da Manutenção da Greve em defesa da saúde e da vida contra o retorno das atividades presenciais e com a suspensão de todas as atividades remotas e de home Office dos profissionais da educação.

7 Profissionais da educação votaram pela suspensão da Greve em defesa da saúde e da vida

34 Profissionais se abstiveram.

Foto do gráfico ao lado ou clique aqui para ler.

2ª VOTAÇÃO:

A assembleia da rede municipal do RJ se posiciona pela revogação da matriz curricular imposta pela resolução 246, que retira direitos de aprendizagem dos nossos estudantes e precariza ainda mais o trabalho docente com a diminuição dos tempos de aula de história, geografia, ciências e artes.

SIM: 325

NÃO: 8

ABSTENÇÃO: 12

3ª VOTAÇÃO:

A assembleia da rede municipal do RJ exige o pagamento imediato do 13º salário, efetuando todas as ações políticas e judiciais necessárias para fazer valer esse direito histórico.

SIM: 337

NÃO: 2

ABSTENÇÃO: 6

CALENDÁRIO DE LUTAS

08 a 12/2 – Protocolar documento na Câmara Municipal Projetos de Lei priorizando a vacinação dos Profissionais da Educação.

15 e 16 /2 – Agito Nacional puxado pelas Centrais e Frentes.

16/02 – 18h – Plenária virtual AAEEs.

17/02 – 18h – Plenária virtual de funcionários da rede municipal RJ.

18/02 – 10h – Ato na prefeitura RJ: “Secretários escolares na porta da prefeitura: vacina, GD e direitos!”

15 a 21/2 – assembleias locais de regionais para a construção da pauta e da campanha salarial e em defesa das condições de trabalho e dos direitos dos profissionais da educação.

21/ 2 – Dia de Mobilização Nacional Fora Bolsonaro A favor da Vacinação e Ato simbólico na prefeitura contra os ataques aos direitos de professores e funcionários da rede municipal RJ.

22/02 – 18h – Plenária virtual de secretários escolares.

24/2 – Assembleia da rede municipal RJ para organizar a campanha salarial e em defesa das condições de trabalho e da valorização e dos direitos dos profissionais da educação! 

27/02 – Conselho Deliberativo Unificado das redes municipais e estadual.

03/03 – 18h – Plenária Unificada de todos os cargos da educação infantil 

08/3 – Dia Nacional de Luta pela Educação, em Defesa da Vida Vacinação para os Profissionais da Educação!

ORIENTAÇÕES SOBRE A GREVE

1) Como funciona a greve pela vida?

Trata-se da não ida ao trabalho presencial na escola

2) Quem está amparado pela greve?

Todos os profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro

3) Eu devo paralisar o ensino remoto também?

Não. A deliberação da assembleia fala em paralisação das atividades presenciais, apenas. Lembrando que a posição do SEPE aprovada em seu conselho deliberativo entende que as atividades remotas não podem ser obrigatórias e tem apenas caráter complementar, visto que é incapaz de atender a todos os estudantes

4) Por quê eu devo fazer greve?

A greve e um instrumento dos trabalhadores e trabalhadoras para conquista ou defesa de direitos frente aos ataques dos governos e patrões. A reabertura das escolas ainda significa risco de contágio pelo Corona vírus, não tendo a aprovação das autoridades sanitárias. Para além de um direito individual a saúde e à vida, aderir à greve é uma questão de coletividade, pois se expor ao risco de contágio é também expor outro: expor alunos, funcionários, familiares de todos e o conjunto da sociedade. É papel do sindicato num momento como esses garantir o direito a vida de todos os seus representados e do conjunto da sociedade.

A situação das escolas é ainda pior quando todos sabemos que as décadas e décadas de descaso com a educação tem como consequência estruturas físicas precárias das escolas, incapazes de em tão pouco tempo se adequarem as necessidades. Os protocolos sanitários dos governos ignoram a estrutura da maioria das unidades escolares, que não contam com instalações adequadas para uma volta as aulas seguras.

Soma-se a este elemento, a importância de pressão sobre os governos para que seja a agilizada a vacinação dos profissionais da educação. Não se trata de um privilégio, e muito menos, furar fila, mas da garantia do direito a educação dos filhos da classe trabalhadora.

5) Como faço para participar da greve?

Caso você tenha sido convocado, comunique por e-mail à sua direção que está aderindo ao movimento de greve. Além disso, faça contato com algum diretor do Sepe RJ, mande e-mail ou ligue para o telefone do sindicato (ver ao final da matéria) para receber orientação. É muito importante que você receba esta orientação direta. Siga também, as redes sociais e sites do sindicato para estar atualizado.

Procure ainda, contato com outros profissionais convocados na sua escola para que possam criar comitês de greve e mobilização on-line.

6) Eu posso sofrer alguma punição fazendo greve?

A greve é um direito constitucional amparado pela Constituição de 1988. Para além disso, todos os trâmites necessários foram seguidos sem que haja motivo para qualquer perseguição. Dito isso, o SEPE estará em prontidão para defender o conjunto da categoria em qualquer direito que seja violado durante este processo.

7) Estou em estágio probatório. Eu posso fazer greve?

Sim, todos os trabalhadores do país podem fazer greve. Esta é uma conquista garantida pela constituição de 1988 para que possamos lutar pelos nossos direitos sem que haja sanções.

CONTATOS DO SEPE:

FONES:

10h às 16h: (21)97588-9200 (fevereiro)

E-mails:

[email protected]

[email protected]