Estadual, Sem categoria, Todas

ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RJ APROVA MANUTENÇÃO DA GREVE PELA VIDA

Os profissionais de educação da rede estadual RJ, reunidos em assembleia e votação on-line convocadas pelo Sepe nessa quinta-feira (11), decidiram por ampla maioria (80% dos votantes) pela continuação da Greve pela Vida, com a manutenção das atividades remotas, mas sem o comparecimento às atividades presenciais nas escolas.

A assembleia também ratificou a proposta de que a categoria seja vacinada contra a covid – a proposta é que a categoria da educação, por suas características intrínsecas – faça parte do grupo prioritário de vacinação (primeira fase) contra a covid, sendo vacinada logo após os profissionais da saúde, idosos e quilombolas.

Dessa forma, segundo a deliberação da assembleia, os profissionais que forem convocados para as atividades presenciais não devem comparecer às suas unidades escolares, seguindo a Greve Pela Vida – a decisão dessa quinta-feira ratificou a assembleia anterior realizada dia 29/01.

Na quarta, a assembleia da rede municipal RJ também ratificou a continuação da Greve pela Vida.

Veja como foram as votações on-line realizadas essa quinta-feira (11):

1ª VOTAÇÃO:

1) Manutenção da Greve em defesa da saúde e da vida contra o retorno das atividades presenciais e com a manutenção de todas as atividades remotas e de home Office dos profissionais da educação.

276 VOTOS RECEBIDOS – 80% DOS VOTANTES

2) Manutenção da Greve em defesa da saúde e da vida contra o retorno das atividades presenciais e com a suspensão de todas as atividades remotas e de home Office dos profissionais da educação.

54 VOTOS RECEBIDOS

3) Suspensão da greve em defesa da saúde e da vida.

1 VOTO

4) Abstenção.

13 VOTOS

TOTAL: 344 VOTOS – veja na foto ao lado o gráfico com a votação.

2ª VOTAÇÃO:

A assembleia da rede estadual RJ exige a implementação imediata da lei do 1/3 de atividade extraclasse, de acordo inclusive com o Parecer 18/2012 da CEB/MEC (que define, por exemplo, a questão da hora/aula e da atividade extraclasse fora da escola) e o pagamento dos tempos trabalhados de forma irregular devido ao não cumprimento da lei.

Sim: 342 Votos

Não: 0

Abstenção: 2 votos

Total: 344

3ª VOTAÇÃO:

A assembleia da rede estadual RJ reafirma a matriz curricular construída pelos trabalhadores da educação em contraposição aos ataques feitos pela matriz curricular imposta pela SEEDUC. A proposta da categoria deverá ser apresentada à secretaria estadual de educação. Nenhuma disciplina com menos de 2 tempos em todos os anos de escolaridade!

Sim: 338 votos

Não: 1 voto

Abstenção: 5 votos

Total: 344

4ª VOTAÇÃO:

A assembleia da rede estadual RJ se posiciona contrária à implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual RJ, que reduz a matriz geral, retira direitos de aprendizagem dos estudantes e precariza ainda mais o trabalho docente.

Sim: 329 votos

Não: 4

Abstenção: 11

Total: 344

Além da votação on-line, os profissionais aprovaram por consenso dezenas de outras propostas, que podem ser lidas aqui.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO APROVADO:
 

08 a 12/2 – Protocolar documentos na Alerj Projetos de Lei priorizando a vacinação dos Profissionais da Educação.

15 e 16 /2 – Agito Nacional puxado pelas Centrais e Frentes.

De 15 a 21/2 – Assembleias locais de núcleos e regionais para a construção da pauta e da campanha salarial e em defesa das condições de trabalho e dos direitos dos profissionais da educação.

18/02 – Escuta com os estudantes do Ensino Médio.

21/ 2 – Dia de Mobilização Nacional Fora Bolsonaro A favor da Vacinação.

23/2 – Assembleia da rede estadual para organizar a campanha salarial e em defesa das condições de trabalho e dos direitos dos profissionais da educação.

27/02 – Conselho Deliberativo unificado das redes municipais e estadual.

08/3 – Dia Nacional de Luta pela Educação, em Defesa da Vida Vacinação para os Profissionais da Educação.