Saúde e DDHH
21/10/2014
Educação fará protesto no Consulado do México nesta quarta-feira (dia 22 de outubro) por normalistas desaparecidos

Os profissionais de educação realizarão um ato de protesto nesta quarta-feira (dia 22 de outubro), na porta do Consulado do México (Rua Machado de Assis, 20 – Flamengo), a partir das 16h. No ato, a categoria irá se solidarizar com a situação das famílias dos 43 estudantes normalistas do estado de Guerrero, no México, que foram sequestrados e se encontram desaparecidos mais de um mês


Investigação mostrou que estudantes foram detidos por policiais e entregues a uma facção criminosa 


De acordo com a investigação do governo mexicano, policias de Iguala e do município vizinho de Colula detiveram os jovens e os entregaram a assassinos da organização criminosa Guerreros Unidos. Mais de dez cemitérios clandestinos foram encontrados nos arredores da cidade, e 28 corpos carbonizados descobertos foram examinados por peritos que comprovaram que eles não são dos normalistas.


O caso gerou protestos de estudantes em Chilpancingo, capital de Guerrero, que se estenderam até a Cidade do México. Os estudantes e professores, que invadiram prefeituras do estado, exigem a volta dos normalistas com vida e a renúncia do governador do estado, Ángel Aguirre.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450