Página Inicial História Estrutura Jurídico Sindicalização Estatuto
Ouvidoria EAD
Saúde e DDHH
Fale com o Sepe
18/05/2020
Sepe repudia violência policial contra a população pobre do Rio de Janeiro

O Sepe vem a público expressar o seu repúdio contra as ações policiais realizadas na última sexta-feira (dia 15/5), que resultaram na morte de 13 pessoas em comunidades do Complexo do Alemão. Entendemos que a megaoperação, além de equivocada como política de segurança contra o tráfico de drogas e a criminalidade, se configura numa ação inoportuna num momento em que as autoridades estaduais, municipais e federais deveriam estar 100% voltadas para o combate à grave Pandemia do Covid-19 que se espalha em todo o país.

Não é de hoje que o sindicato vem denunciando o aumento da violência nas operações envolvendo agentes das Polícias Militar e Civil no Rio de Janeiro. Desde a sua posse, o governador Wilson Witzel tem incentivado ações violentas de repressão ao crime em favelas e na periferia que resultaram em muitas mortes, a maioria sem a devida comprovação do envolvimento das vítimas em algum tipo de crime ou de que elas teriam resistido às abordagens dos policiais.

A população pobre do Rio de Janeiro, que já sofre com a crise causada pela epidemia e pelo isolamento social, não merece acordar sob o barulho de tiros e bombas provenientes de megaoperações policiais que criminalizam a pobreza e transformam as favelas da cidade em cenários de guerra. Não podemos aceitar como “normal” tal violência contra os moradores das destas comunidades que, infelizmente, tem se multiplicado de forma rotineira e com resultados tão catastróficos.

Desse modo, exigimos que as autoridades de segurança suspendam imediatamente estas megaoperações sem planejamento e uso dos setores de inteligência policial e que voltem a totalidade dos seus esforços para dotar a rede pública de saúde de recursos para debelar o coronavírus em nosso estado. Basta de violência contra a população menos favorecida em nosso estado.

SEPE RJ – SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO 

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450