Saúde e DDHH
07/11/2017
Sepe Niterói convida para 3ºSeminário de Educação Antirracista no dia 9/11
O Grupo de Trabalho de Combate às Opressões - Sepe Niterói convida profissionais da educação, estudantes, responsáveis, negras e negros, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais para o 3º Seminário de Educação Antirracista – O Ensino de História e Cultura Africana, afro-brasileira e indígena em tempos de escola sem partido. O evento será realizado no dia 9/11 (quinta-feira), a partir das 18h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFF (Rua Pres. Pedreira, 62 - Ingá).
Participantes: Iolanda de Oliveira (UFF), Amilcar Pereira (UFRJ), Martha Abreu (UFF),  Daniele Ferreira (Redes de Saquarema e Araruama), Carolina Potiguara (Aldeia Maracanã).
O seminário objetiva discutir a educação antirracista, que nunca foi tão importante quanto nesses tempos de escola sem partido, um movimento que além de desqualificar professores e estudantes, tenta retirar o caráter educacional da escola, inclusive na desconstrução de preconceitos, desigualdades e violências de classe, raça e gênero. Nesse contexto, a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 - que tornam obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena - enfrentam ainda mais obstáculos num país estruturalmente racista. Vamos trocar experiências e debater maneiras de vencer os obstáculos na luta por uma educação democrática, plural e libertadora que combata todas as formas de opressão.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail: pesquisasepenit@gmail.com
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450