Sepe/Dieese
15/02/2011
Nota do Sepe Belford Roxo sobre contratações e falta de professores
Compartilhar


Nota do Sepe Belford Roxo sobre crise na educação municipal



 



O ano escolar de Belford Roxo está comprometido pela falta de professores. Hoje, várias escolas e creches não têm profissionais suficientes para o bom funcionamento das unidades escolares. A escola Osvaldo Lima é um exemplo deste problema: ali só existem quatro efetivos, com  o restante sendo completado por 22 dobras. A creche Profª Tatiene Santos só tem dois professores no segundo turno (carência de 07 professores). Na creche Geraldo Dias faltam 03 professores. A casa da criança de Sta. Tereza não tem um professor.



O mesmo se repete em outras unidades. Todas as escolas que têm turno intermediário tem os seus quadros  compostos de contratados. Temos recebido denúncias de que em algumas creches as diretoras estão colocando as estimuladoras para substituir professores (ou seja, elas exercem duas funções e recebem por uma) e o pior, jogam toda a responsabilidade para estas funcionárias.



A Semed tem tirado todos da sala de leitura para tentar suprir a carência mas, mesmo assim, não tem conseguido resolver o problema. Temos hoje, um déficit de mais de 1.600 professores PI e PII. Além de tudo isso, mesmo com a realização do concurso, onde o resultado final dos novos convocados só ocorrerá em março e,  sequer sabemos a data da posse, esta carência não será suprida. A chamada para PI (122 vagas), PII (210 vagas), OE (22 vagas) e Educação Especial (03 vagas) não irá acabar com anos de descaso na educação pública de Belford Roxo.



O que temos visto até o presente momento é a velha prática das contratações com o discurso de sanar o quadro de carência. Mas, até agora, a interferência dos vereadores na manutenção de contratos para utilizá-los como moeda de troca eleitoral é o que mais está acontecendo na rede. Não podemos esquecer que os prefeitos anteriores também se utilizaram desta prática nociva que só prejudica a população e a educação pública de qualidade em nosso município. Para acabar com esta prática, o SEPE Belford Roxo, exige a chamada de todos os aprovados e classificados no concurso, enquanto houver carência



No último sábado (dia 12/02), a Semed realizou uma reunião convocada às presas com as diretoras para oficializar novamente as contratações, pois, como havíamos denunciado, mesmo com as dobras não  a secretaria não conseguiu preencher todas as carências.



 DENÚNCIAS



O SEPE Belford Roxo tem recebido várias denúncias de que, mesmo com o fim das contratados, eles ainda atuam em algumas unidades escolares. Muitos destes contratados são ligados aos vereadores e ao gabinete do prefeito e também ao subsecretário de Educação. O núcleo vai buscar esclarecimentos destas denúncias junto a Semed e, caso as denúncias sejam comprovadas, encaminharemos uma representação ao Ministério Público.



CONSELHO DE REPRESENTANTES DE ESCOLAS será realizado no dia 25/02



O SEPE Belford Roxo convoca todos os representantes de escolas e creches para participar do Conselho de Representantes, que será realizado no dia 25 de fevereiro, às 14h, na sede do núcleo. Neste dia vamos discutir e deliberar propostas de luta para nossa categoria. O SEPE, encaminhará ofício para a Semed, solicitando abono de ponto neste horário para que todos os representantes das escolas possam participar e contribuir para a nossa organização. Caso sua escola ainda não tenha representante eleja, ou ajude a eleger um.


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450